O projeto" Museu vai à escola" consiste na realização de palestras sobre animais pré-históricos que viveram na região. Nesse projeto o professor Jamil Pereira , além de ministrar palestras, exibe um vídeo sobre os animais pré-históricos e realiza oficina de paleontologia, através da disposição de caixas de areia com réplica de fósseis e simulação de escavação. As crianças também confeccionam réplicas dos animais em argila. O público alvo são alunos do ensino fundamental, desde a pré-escola. A iniciativa é feita por meio da parceria entre Sectur e Smed e visa dinamizar as atividades desenvolvidas no museu, levando conhecimento, cultura e valorização do patrimônio, seja ele cultural ou ambiental.
Professor Jamil orienta os alunos da pré-escola
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO MUSEU VAI À ESCOLA
O projeto visa dinamizar as atividades desenvolvidas pelo Museu Coronel Tancredo Fernandes de Mello levando conhecimento, cultura e valorização do patrimônio, seja ele cultural ou ambiental, através de uma educação patrimonial e ambiental ativa com palestras, exposições, oficinas, vídeos e se possível saídas de campo.
O objetivo geral é despertar a consciência dos alunos para a necessidade e importância de conhecer o ambiente onde habitam, seus patrimônios, para que valorizem , preservem e saibam interagir com o meio ambiente, de uma maneira sustentável, através de ações que levem a descobrir e participar do lugar onde vivem sem deixar de lado suas características culturais, vocação de sustento e atividades econômicas, preservando o meio ambiente, o patrimônio e melhorando sua qualidade de vida.
Objetivos Específicos
. Paleontologia: abordagem de temas relacionados com a paleontologia da região, onde os alunos terão a oportunidade de visualizar e analisar réplicas de fósseis encontrados na região e conhecer os animais pré-históricos que habitaram o município a mais de 10 milanos. Proporcionando ao aluno, uma vaigem no tempo interagindo com o tema.
Primeiros habitantes: abordagem de temas relacionados com a arqueologia no município, os primeiros habitantes a povoarem nossa região, seus hábitos e costumes, os cerritos, sua importância e o material lítico e cerâmico produzido por esses povos.
Biodiversidade da Zona Costeira: Tema voltado à preservação do ecossistema da zona costeira, que abriga variada fauna e flora, muitas delas ameaçadas de extinção pela falta de conhecimento e consciência das comunidades que vivem ou veraneiam nessas áreas.
Fauna ameaçada de extinção em Santa Vitória do Palmar: Tema que aborda os animais e os principais fatores que levaram estes a essa condição e as precauções que devem ser tomadas para evitar que se extingam.
Lixo e Coleta Seletiva: Classificação do lixo, coleta seletiva, benefícios da coleta seletiva, reciclagem, compostagem. Conscientizar a comunidade escolar da importância de separar o lixo, para que possa ser reciclado e os benefícios para o meio ambiente.
Aquecimento Global: As mudanças climáticas que estão ocorrendo no planeta e afetando a vida de todos nós. Suas causas e conseqüências.
Animais peçonhentos do Rio Grande do Sul: Características dos animais venenosos do Rio Grande do Sul, seu habitat, ação do veneno e prevenção.
O público alvo é a rede municipal de ensino, escolas estaduais e particulares. A metodologia a ser desenvolvida consiste em conscientizar a comunidade escolar através atividades como oficinas, palestras, vídeos, materiais ilustrativos e saídas de campo, que contribuam para descobrir, construir, desenvolver e enriquecer a personalidade e a consciência do aluno no processo do conhecimento de uma forma simples e divertida, tornando a atividade prazerosa e motivadora.
Museu Municipal Coronel Tancredo Fernandes de Mello
Rua Barão do Rio Branco 467- entrada pelos fundos Neíta Ramos—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
Secretário de Esporte, Cultura e Turismo E-mail: sectur@gmail.com
—————
Responsável pelo acervo Paleontológico e Arqueológico E-mail: museutancredofmello@gmail.com
—————
Responsável pelo acervo Histórico E-mail:museutancredofmello@gmail.com