O Museu Municipal Tancredo Fernandes de Mello, de Santa Vitória do Palmar, acaba de receber um fóssil de preguiça gigante encontrado na Lagoa Mirim, no último final de semana. Trata-se da porção distal de de um fêmur de Megatherium americanum (preguiça gigante), animal que habitou a região do extremo sul no passado, há mais de 10 mil anos atrás, chegando a medir 6 metros de comprimento e pesar 5 toneladas.
O pescador Oldemar Moreno (Nenê) estava em seu barco, cerca de 15 quilômetros do cais do porto, no local chamado Ponta do Mato das Areias, quando recolheu em sua rede algo que pensou ser um pedaço de ferro. Ao chegar mais próximo percebeu que era um osso grande. Nenê, imediatamente, recolheu a peça e entrou em contato com o diretor do museu, professor Jamil Corrêa.
Para o pescador Nenê é importante o contato com o professor Jamil, já que muitos ossos podem ter sido achados e a eles não foi dada a devida importância. “ Procuramos manter um diálogo com os demais pescadores para que estas peças sejam recolhidas e assim possamos ajudar a preservar esse patrimônio”, disse Nenê.
O permanente contato e a conscientização da comunidade local é primordial para o professor Jamil. Além dos pescadores, o professor mantém contato com trabalhadores rurais para alertar sobre a existência de fósseis na região. Essa não é a primeira ocorrência de uma peça ser encontrada na Lagoa Mirim. Há dois anos, um outro pescador recolheu em sua rede parte da mandíbula de um mastodonte ( elefante pré-histórico) que habitou a região. A peça também foi doada ao museu municipal.
Jamil ainda informou que o local da Lagoa Mirim, onde foi encontrado o fóssil de preguiça gigante, terá, em breve, registrado suas coordenadas através de um GPS (Sistema de Posicionamento Global ), a fim de servir de referência para estudos na região. O fóssil que pesa em torno de 6 quilos, será catalogado para posterior exposição.
Diretor do Museu Municipal recebe fóssil do pescador Nenê- foto Guacira Santos
Museu Municipal Coronel Tancredo Fernandes de Mello
Rua Barão do Rio Branco 467- entrada pelos fundos Neíta Ramos—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
Secretário de Esporte, Cultura e Turismo E-mail: sectur@gmail.com
—————
Responsável pelo acervo Paleontológico e Arqueológico E-mail: museutancredofmello@gmail.com
—————
Responsável pelo acervo Histórico E-mail:museutancredofmello@gmail.com